Diretório Acadêmico

Representam os estudantes da localidade, construindo espaços de discussão, atividades de cunho social, político, humanista; trazendo como orientação as diretrizes da ENEV (Executiva Nacional dos Estudantes de Veterinária) e as deliberações do ENEVET (Encontro Nacional dos Estudantes de Veterinária).
    Mas podemos nos perguntar: por que estudantes entram nos diretórios e centros acadêmicos? Bom alguns entram por vaidade; outros para conseguir bolsas de alimentação ou de pesquisa. Por outro lado, alguns estudantes participam por gostar de organizar uma atividade, seja ela uma calourada, uma semana acadêmica ou uma atividade esportiva. Por fim, poucos são os que entram acreditando que atuando no diretório ou centro acadêmico estará contribuindo na mudança da formação profissional do seu curso; acreditando na transformação do sistema educacional e na construção de uma sociedade mais igualitária. Esta inserção consciente no movimento estudantil ocorre a partir da vivência, através da participação em reuniões, dos encontros estudantis e das atividades organizadas por essas entidades. É o próprio estudante que irá perceber a necessidade de atuação e mobilização. Desta forma, é de extrema importância que nós estudantes comecemos a frequentar nossos DA´s e CA´s, pois é nesse espaço que devemos nos organizar, reivindicar, reclamar ou mesmo conversar.


Quem é o DA?

O Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária é formado por estudantes do curso de Medicina Veterinária dos mais variados períodos, que se organizam pra discutir questões oriundas da Universidade e Sociedade, buscando elaborar ações que contribuam na mudança das mesmas.

Como nos organizamos?

Reuniões ordinárias:
    Acontecem todas as quartas-feiras no horário de meio-dia à uma hora, na sede do diretório (prédio central), para discutir as atividades que estão em andamento e os seus encaminhamentos.


Reuniões extraordinárias:
    Ocorrem quando necessário dependendo da demanda de atividades que estão sendo realizadas pelo Diretório.

CRT´s (Conselho de Representantes de Turma):
    Reuniões que acontecem com representantes de turma do 1º ao 10º período, para socializar as discussões, assim como divulgar as ações do Diretório para todos os estudantes.

Assembléias:
    Momentos de discussão ampla sobre alguma temática envolvendo os assuntos estudantis, como formação profissional; campos de atuação da medicina veterinária; greve estudantil ou docente; reforma curricular e universitária; entre outras.