19 de nov. de 2011

No Escurinho do D.A.


Galera, próxima quarta (23/11) vai ter No Escurinho do D.A.
O filme desse mês é "A Onda". Esperamos todos lá...



Sinopse:
Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.


Trailer:

4 comentários:

  1. Olá pessoal, gostaria de parabenizá-los pela iniciativa de expor a situação do prédio de anatomia. Por dois períodos acompanhei a situação extremamente precária daquele prédio, sou originalmente aluna de veterinária da UFRPE, no entanto agora estou na UNB-Universidade de Brasília, e vejo o quanto uma boa estrutura nos laboratórios influencia o desenvolvimento dos alunos.
    Espero que as necessidades expostas sejam atendidas em prol da excelência de nossa universidade. Rose.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rose, a iniciativa partiu dos alunos do 1º período, e o D.A. está apoiando. Como é bom ver esta movimentação em busca da melhora da Universidade.
    Agradecemos o apoio

    ResponderExcluir
  3. Pois muito bem...Faço logo uma pergunta bem provocadora: poderia um movimento tão poderoso e perigoso como "A onda" ganhar corpo na UFRPE?
    O filme mostrou que o bem e o mal andam ombreados. Eles só existem de forma abstrata e precisam ser encarnados para poder existir. Alunos e alunas, sob a batuta do professor, encarnaram esse mal. Ao fim vimos que, o mal e o bem andam ombreados, MAS NÃO SÃO IGUAIS...
    O que pode um professor? Por isto acho muito perigoso o tal "multiplicador de conhecimento". Que conhecimento é este? Além disto, o conhecimento sem sabedoria é pura vaidade, arrogância...como disse Fausto ( o de Paul Valéry) dialogando com um discípulo "Meu amigo, não creio que seja modesto e espero não ser simples...MAS ESTOU CANSADO DE TUDO AQUILO QUE ME IMPEDE DE SÊ-LO. É embaraçoso e cansativo posar de grande homem: os que se comprazem com isto são dignos de pena".
    Chamo a atenção para o verbo "posar". Fausto APONTA O simulacro de bondade. seria isto a maldade disfarçada?...Considero que o professor de "A onda" deu o exemplo bem claro disto. A pose de bom moço. Lembra-me o Mefistófeles (o diabo de Fausto). Seria uma boa ver - A beleza do Diabo - na próxima seção, para conseguirmos ver este simulacro em nós mesmo. Submeto minha proposta à votação (hehehehehe)
    Talvez, o grande segredo que A Onda nos mostra seja este: ter discernimento e coragem de escolha. Uma só menina que não foi maria-vai-com-as-outras fez a mudança...
    Obrigada ao D.A por mais esta oportunidade dada a nós, acadêmicos e acadêmicas da Veterinária. Espero, ansiosamente a próxima seção de "No escurinho do DA".
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Recentemente, me foi recomendado dois filmes: Água para Elefantes e A beleza do Diabo... para minha surpresa o outro anônimo sugeriu ele tbem... :)

    ResponderExcluir