25 de mai. de 2013

Calourada Receptiva 2013.1

      Acabou a primeira semana de aulas do primeiro semestre de 2013 e com ela se vai a calourada receptiva de 2013.1. Nela, ao invés de trotes desrespeitosos, violência e tratamento desigual entre calour@s e veteranos, buscamos através do respeito e tratamento igual mostrar diversas áreas de atuação dos médicos(as) veterinários(as) e seu papel político, social e humanístico. 
     Partindo da percepção que ninguém educa ninguém, cada um é sujeito ativo da sua educação e que assim nos educamos juntos, tivemos a oportunidade de conhecer mais a respeito da universidade, do movimento estudantil, da saúde coletiva, do SUS, conhecemos o bem-estar animal, conversarmos à respeito da extensão rural e agroecologia e tivemos a experiência de vivenciar a luta dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, no assentamento Chico Mendes III.
     Acreditando nesse modelo libertador de educação, onde ação e reflexão caminham juntas e não se dissociam, a realidade pode ser compreendida e dessa forma transformada. Infelizmente a Universidade não segue essa lógica e o movimento estudantil tem por dever criticar o modelo deturpado de educação que está posto, mas também elaborar alternativas que mostrem uma outra opção de educação. 
    O domínio da técnica é fundamental para qualquer profissão, ainda mais para a veterinária, onde lidamos diretamente com vidas, mas tão importante quanto dominá-la é saber para que e para quem estamos utilizando-a e nesse ponto a universidade se mostrar radicalmente deficiente. Os cursos continuam a atender uma lógica de mercado e os projetos pedagógicos dos cursos pouco se importam com as demandas sociais e atendem na maioria dos casos a uma elite minoritária. 
     Esses cincos dias de calourada servem para destrinchar, mesmo que minimamente, essa lógica e apresentar aos novos estudantes de veterinária campos de atuação da nossa profissão que pouco serão mostrados no curso e que mesmo sem ter a devida atenção, tem um enorme papel social.
    O DAMV se orgulha quando terminamos uma atividade e sentimos que cumprimos com o nosso papel, o recado foi dado, e mais que dar respostas desejamos problematizar e assim os estudantes com seus próprios questionamentos começam a encontrar as repostas. Agradecemos muito a participação dos calour@s, foi muito bom passar essa semana com vocês e estaremos junt@s durante a graduação. Desejamos boa sorte e sucesso a todos(as)!!

"Nas ruas, nas praças quem disse que sumiu? Aqui está presente o Movimento Estudantil"!

Há Braços!!



Pra não esquecer nossa visita ao Assentamento








Nenhum comentário:

Postar um comentário