18 de mar. de 2012

XII Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste "A TERRA É FONTE DE VIDA, NÃO DE LUCRO"

Cartaz do XII ERA
Então galera, vai acontecer em Sergipe o XII Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste e se der tudo certo estaremos presentes no mesmo. Segue Blog do XII ERA para quem estiver interessado em participar. 

O Encontro Regional de Agroecologia é um espaço para inserir os estudantes no debate amplo que a agroecologia traz, tanto nos moldes sociais como num modelo sustentável de produção.
Para isso o ERA trará debates sobre as questões do campo brasileiro e sua atual conjuntura, o modelo do agronegócio e suas contradições e a agroecologia como um novo modelo social de produção. Além disso, trará palestras que discutam a questão rural num viés político/social como a extensão, agricultura urbana, juventude e gênero.
Visando também a inserção dos estudantes na prática da agroecologia o evento também trará oficinas/vivencias que contextualizem temas como cultura, construção civil, meio ambiente e modos diferenciados de produção.
Para tanto serão utilizadas metodologias que facilitem a troca de experiências e a construção conjunta do conhecimento agroecológico. Será oferecido também um curso de coordenadores dias antes do ERA para o número    máximo de 40 pessoas, cujo objetivo é inserir essas pessoas na organização do evento e capacitá-las para coordenar grupos durante alguns momentos do encontro.
O Encontro Regional de Agroecologia é construído desde o início pela Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil. Porém com o amadurecimento da discussão sobre agroecologia e a necessidade de diminuir a fragmentação dos cursos e suas lutas, as três executivas passam a construir esse encontro em conjunto, enxergando nesse momento a possibilidade de unir os estudantes das agrárias para discutir algo que é pertinente a todos os profissionais que lidam com a natureza, que é a agroecologia. (texto retirado do blog do evento). 
A ENEV (executiva nacional dos estudantes de veterinária) está colaborando na construção do evento, o que nos mostra a importância do Médico Veterinário estar inserido nesse processo, lutando pelo uso racional dos recursos naturais, fugindo da lógica instaurada atualmende de "deselvolvimento a qualquer custo". 
Estão acontecendo reuniões Pré-ERA no D.A. de Agronomia (as datas informaremos posteriormente) para nos prepararmos para o evento.

Abraços a tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário