10 de ago. de 2012

ATO PÚBLICO 13/08/2012 - EBSERH


Você sabe o que é a EBSERH?? E para que ela
serve?
É a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, uma empresa pública de direito privado criada pelo governo federal no final de 2010, que tem como objetivo administrar TODOS os hospitais universitários federais do Brasil. Essa administração será feita por gestores indicados pelo governo, com pouca, ou quase nenhuma participação das universidades e da população, ou seja, eles decidirão o que é melhor, e você não poderá fazer nada em relação a isso.
Ela terá capital próprio, poderá gerar lucros ( não pra você, é claro) e obter recursos através de prestação de serviços, empréstimos, acordos e convênios com a iniciativa privada.
Ao transplantar a lógica de mercado para a saúde e a educação, o caráter e o interesse público ficam de lado, e as portas ficarão abertas para a terceirização e privatização nos hospitais universitários.
Por que somos contra a administração da EBSERH em nossos Hospitais Universitários?
# O acesso ao serviço será desigual:
- A prioridade no atendimento será de quem tiver acesso a plano de saúde. O serviço de saúde público será ainda mais precarizado;
# Os profissionais teram forma de contratação precarizada:
- Os funcionarios pederão sua estabilidade e estarão subordinados a lógica da produção em detrimento da qualidade do serviço prestado;
# Os hospitais perderam seu carater de formação:
- Com a EBSERH, não haverá reposição do quadro de professores ou técnicos concursados, o que influenciará negativamente na formação de profissionais de saúde, pesquisa e a extensão universitárias.
# Não haverá controle social:
- Sob sua administração os serviços hospitalares ficam de fora do Controle Social, ou seja, os trabalhadores e usuários não poderão cobrar melhorias;
Agora, o que podemos fazer?
# Pressionar o reitor Anisio Brasileiro para que se mantenha firme na decisão de não apoiar a implantação da EBSERH;
# Divulgar para toda a população os prejuizos futuros causados com a adesão desse tipo de gestão empresarial;
# Nos organizarmos enquanto trabalhadores, usuários, movimentos sociais e gestores, na defesa de um sistema único de saúde público e sob o controle social.
# ATO CONTRA A EBSERH DIA 13 DE AGOSTO, SEGUNDA-FEIRA ÀS 8:30
NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário