22 de dez de 2012

Calourada Receptiva 2012.2

No escurinho do DA
Nos dias 11, 12, 13 e 14 de dezembro deste ano, realizamos a calourada receptiva 2012.2. Todo semestre cabe ao Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária realizar a recepção dos novos estudantes.
Com essa atividade, além de buscarmos a interação dos calour@s e assim já integrá-los mais rapidamente, o que facilitará o dia-a-dia na universidade, buscamos mostrar diferentes áreas de atuação do Médico Veterinário no mundo do trabalho, priorizando as que não possuem atenção merecida durante a graduação na UFRPE.  Além disso, ou melhor: associado a isso, tentamos realizar atividades que demonstrem o compromisso social do veterinário e sua atividade transformadora na sociedade, levantando questionamentos do tipo: pra quem somos formados?, para que estamos estudando?, qual a função da universidade pública?, entre outros. Muito mais do que dar respostas, temos o dever de problematizar, questionar e assim os próprios estudantes começam a buscar respostas e estimulam discussões sobre esses temas.
Visita ao Zoológico
Especificando, tivemos nesses quatro dias de atividades, visitas ao zoológico, ao Centro de Vigilância Ambiental (CVA-Recife), atuamos na comunidade do Sítio dos Pintos juntamente com os Agentes de Saúde Ambiental, debatemos no cinedebate "No escurinho do DA", visitamos o assentamento Chico Mendes III, mostrando  a realidade dos agricultores e agricultoras e sua luta diária, também foi apresentado o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) mostrando a história do movimento, levantando a importância dos movimentos sociais e de como é necessária a presença da universidade nesses espaços para que, com o diálogo entre os saberes técnicos e populares, se erga um novo paradigma, pois o atual se mostra desgastado e fracassado.
Visita ao Assentamento Chico Mendes III
Nós do DAMV, ficamos extremamente felizes quando concluímos uma  atividade onde a participação dos estudantes foi marcante, o debate foi estabelecido e as concepções começam a se alterar. Enquanto muitas universidades persistem com os trotes violentos e desrespeitos, tentamos através do respeito e do tratamento igual entre veteranos e calour@s, estabelecer um modelo crítico de educação, pautado nas necessidades do povo, onde o estudante é peça fundamental na construção de uma universidade popular, não sendo tratado apenas como um recipiente onde serão depositadas e reproduzidas informações.
Esperamos ter cumprido com o nosso papel e desejamos a tod@s @s calour@s sucesso no curso e estaremos caminhando junt@s durante essa jornada.



Habraços 

Um comentário:

  1. D.A de veterinária sempre preocupado com o todo!! sauuudades! :) que ele sempre continue assim: de todos e por todos..que mais e mais pessoas se incentivem a ajudar ao próximo. Abraço forte de malu! Feliz natal e ano novo! muita paz e felicidade nos corações de vocês!

    ResponderExcluir